O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (PT), assume, hoje, o cargo de presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A solenidade de posse acontece por volta das 15h30min, ao final do 35º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que acontece no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O petista substituirá o chefe do Executivo de Tapejara, Seger Menegaz.
A principal bandeira de Folador à frente da entidade será a luta pela distribuição dos recursos dos royalties do petróleo, cuja lei segue travada sob liminar da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. “É um novo recurso para o custeio dos municípios, que é o nosso grande desafio. Hoje as prefeituras amargam uma dificuldade enorme para manter os programas de saúde e educação. A distribuição dos royalties é uma medida imediata que ajuda os municípios e o Estado. Pediremos que o governador Sartori se empenhe pessoalmente em apoiar essa causa”, destacou.
Atual vice-presidente da Famurs, Folador destaca que a continuidade garante o andamento de projetos da entidade. “Vamos dar continuidade a outras duas propostas da federação: a atualização da Lei das Licitações e a aprovação do projeto de desoneração das compras municipais, que visa isentar as prefeituras de pagar ICMS para a aquisição de bens públicos, como ambulâncias e ônibus escolares”, concluiu.
Perfil
Luiz Carlos Folador, 47 anos, é prefeito reeleito de Candiota. Exerceu por dois mandatos o cargo de vereador no município. Em Brasília, atuou como assessor do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Foi consultor do Centro Internacional de Cooperação pelo Desenvolvimento Agrícola (CICDA). Produtor rural, é técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Sertão. Casado com Ana Scholl, tem uma filha, Ana Luíza.
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br