07/07/2015

Dois novos profissionais integram a equipe do “Mais Médicos” em Bagé















Na manhã de ontem, no salão oval da prefeitura, foram apresentados à comunidade, dois médicos que passam a integrar o “Mais Médicos” e atenderão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir da próxima segunda-feira.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daniele Campani, com a chegada desses dois profissionais, o município passa a contar com 26 no programa. “Ainda não temos o lugar certo onde eles vão atuar. Um vai para a UBS do Morgado Rosa ou Castro Alves. E o outro vai ser alocado no ESF Rural, na localidade de Palmas”, comenta.

Daniele explica que a unidade rural funcionava duas vezes por semana. “Agora passa a funcionar de segunda a sexta. Vamos ter duas equipes, uma fixa e outra volante”, afirma.

A secretária comenta que o programa “Mais Médicos” visa à prevenção da saúde. “Hoje em dia já temos boa parte dos serviços da Unidade de Pronto-Atendimento (Upa) terceirizados, como por exemplo: médicos, portaria e serviços gerais. Agora vamos terceirizar enfermeiros, técnicos em enfermagem, recepcionista e farmacêutico. Com isso, vamos ter nossos funcionários disponíveis, e vão ser realocados na rede. Em conversa com eles, vamos decidir o que fica melhor. Mas a ideia é colocar cada um o mais próximo de sua residência”, salienta.

Daniele enfatiza que será dada a devida atenção à saúde básica. “A Santa Casa de Caridade não tem mais a intenção de que o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) desocupe o prédio. Então, vamos negociar o local e continuaremos utilizando o posto Sá Monmany como UBS. Acredito que devemos fazer saúde e não apenas curar doenças”, completa.

O médico Thiago da Silva Freitas Teixeira, 29 anos, é natural d e Salvador, na Bahia. “Sou formado em Cuba desde o ano passado. A minha expectativa é muito boa. Além de poder contribuir com a melhoria da saúde pública, vou apreender muito culturalmente. Vivia em Cuba e na Bahia, e agora vim para o Sul”, comenta.

De acordo com o médico Ezequiel Naysinger Cardoso, 27 anos, natural de Santa Maria,ele chegou prestar vestibular para Jornalismo, mas o amor pela área da saúde pesou mais. “Escolhi a medicina para poder ajudar as pessoas. Me formei no final de 2014, em Cuba. Sou o único médico da família. Vim para contribuir com a população e com a saúde pública”, completa.

O prefeito Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos diz que esse é um momento de alegria para os bageenses. “Esses jovens passam a integrar a equipe do “Mais Médicos” em Bagé. O ingresso desses profissionais dará mais volume, ampliação e qualificação ao serviço da saúde no município. Este programa sofreu resistência no inicio, mas hoje está consolidado”, enfatiza.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br