06/07/2015

Cavalo de Hulha Negra é destaque na Exposição Morfológica de Santo Ângelo













A Exposição Morfológica Passaporte de Santo Ângelo foi realizada, na semana passada, e reuniu 98 animais trazidos de diversos municípios da região Sul do país. O evento classificou mais oito vagas para a final da Morfologia da Expointer 2015.

Com um nível considerado excelente pelos olhos da avaliação, o grupo de fêmeas impressionou o jurado bageense Eduardo Móglia Suñe e, com isso, dificultou a decisão. Foi da divisão de éguas que saiu o prêmio de Melhor Exemplar da Raça, conquistado pela baia Guanabara Otra Más, uma aposta certeira do expositor Luiz Carlos da Silva Carvalho Junior. “Encarou bem a pista, entrou de maneira diferente, caminhou com muita facilidade. É uma égua muito Crioula”, destacou o avaliador ao comentar a fila formada em pista. 

No outro lado, Herdeiro Marupá foi o responsável por liderar a disputa entre os garanhões. A conquista da escarapela de Grande Campeão da mostra foi resultado da confiança depositada pela parceria entre os proprietários do animal, Fernando Nascimento, Fernando Scholze e Alceu Praxedes. Para o avaliador da competição, a seleção foi feita entre um grupo de exemplares com características expressivas dentro dos padrões da raça. “Tivemos muitos cavalos importantes participando”, fala Suñe.

Entre os animais classificados está Abraço do Camboim, filho de Índio do Boeiro e Única AP do Camboim, do criador e expositor Felipe Nery Gomes Martins, da Estância Santo Amaro, de Hulha Negra. O exemplar foi Reservado Grande Campeão e Campeão Cavalo Menor.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br