A partir da próxima semana, um radar estático fará parte dos equipamentos da Secretaria Municipal de Transporte e Circulação (SMTC). Ontem pela manhã, aconteceu um treinamento com os agentes de trânsito da cidade.
De acordo com o secretário da SMTC, Paulo Thomas, o aparelho ficará na cidade por 12 meses, podendo ser mantido por mais quatro períodos. “Foi constatado excesso de velocidade em muitas avenidas de Bagé. A única maneira de coibir será a multa. Precisávamos de algo que ajudasse a preservar a vida no trânsito”, conta.
O secretário explica que a empresa que disponibilizará o aparelho e fará a manutenção é a Eliseu Kopp & Cia Ltda. “O equipamento pode ser usado em qualquer parte da cidade. Hoje (ontem), fizemos um treinamento na avenida Santa Tecla e na rua General Mallet. Não foi aplicada a multa, era apenas teste. Porém, presenciamos muitos veículos passando com excesso de velocidade”, ressalta.
Thomas enfatiza que a prioridade para o uso do radar não será a arrecadação de fundos financeiros. “Queremos usá-lo como equipamento de proteção e prevenção. Tentamos prevenir com a educação no trânsito, mas não deu certo. O radar é um equipamento para reduzir acidentes. O excesso de velocidade é o maior causador de mortes no trânsito, seguido do uso de bebidas alcoólicas”, completa.
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br