A gabrielense Marlise Martino Oliveira, de 29 anos, foi apresentada, ontem, como a nova titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada (infância e juventude). Ou seja, Éverton Luís Resmini Meneses permanece, apenas, como o titular da 1ª Promotoria de Justiça Especializada - ele atuava na infância e juventude desde agosto de 2013. É importante explicar que a 2ª Promotoria Especializada também atua na defesa de pessoas portadoras de deficiência, idosos e dos direitos humanos.
Meneses foi quem apresentou a nova titular. Ele agradeceu o apoio da rede de proteção a crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiências. Na apresentação oficial, participaram conselheiros tutelares e diretores de instituições como Casa da Menina, do Guri e do Adolescente, e ainda a Secretaria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa.
Representantes dos conselhos de Aceguá, Hulha Negra e Candiota também participaram do encontro. Meneses destacou a demanda, ao revelar o montante de 343 processos por mês - uma média de 85 por semana. Isso desde que assumiu. Somando os processos judiciais, dos 3,2 mil expedientes, há 374 tramitando.
Marlise garante que está ciente da demanda e afirma que é um prazer poder trabalhar na área da infância e juventude. Ela comenta que não tem uma vasta experiência nessa área, mas que já atuou na defesa dos direitos dos idosos e da saúde pública. "Pretendo fazer a diferença", enfatizou, ao lembrar a importância do apoio da rede de proteção.
A nova promotora deve se reunir com cada um dos órgãos para conhecer o trabalho. Só assim será possível apontar sugestões para fortalecer a rede. Marlise atuou na assessoria jurídica do Ministério Público em Rosário do Sul. Ingressou como servidora em 2012. Em 31 de março de 2014 passou a atuar como promotora pública, também em Rosário do Sul.
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br