10/06/2015

Bagé - Grupos de produtores ingressam no programa Boas Práticas Agropecuárias

Técnico do Senar apresentou informações sobre BPA

Com o objetivo de promover e qualificar a pecuária local, o Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé formalizou, recentemente, mais dois grupos de produtores a ingressarem no programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) de bovinos de corte.
O programa já é aplicado há mais de 10 anos, e tem como principal objetivo o desenvolvimento e a promoção das boas práticas nas propriedades rurais. O programa inseriu novos conceitos à rotina do produtor valorizando ainda mais a cadeia produtiva da pecuária de corte.

O BPA buscou adequar ao campo as tecnologias e a utilização de práticas de produção com foco na eficiência produtiva e na sustentabilidade. O programa tem como temáticas trabalhadas - gestão da propriedade, função social do imóvel, gestão dos recursos humanos, gestão ambiental, instalações, manejo pré-abate, bem-estar animal, pastagens, suplementação alimentar, identificação animal, controle sanitário e manejo reprodutivo.

Conforme o técnico do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Pedro Faraco Rodrigues, que aplica na prática o programa às propriedades rurais, essa etapa serve para adequar e organizar as propriedades rurais a certificarem-se de acordo com a legislação ambiental, leis trabalhistas e sanitárias. “Todas essas práticas são baseadas num check list”, aponta Rodrigues.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br