19/05/2015

Servidores da Justiça decidem paralisar por 48 horas essa semana

Foto: Divulgação

Em assembleia na tarde da última sexta-feira (15), servidores da Justiça de todo o Estado decidiram paralisar as atividades na próxima quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, respectivamente. A mobilização serve como um indicativo de greve da categoria, que reivindica 15% de reajuste salarial e revisão do plano de carreira.

O encontro foi realizado no salão do Colégio Pão dos Pobres, em Porto Alegre, e reuniu, segundo o Sindicato dos Servidor da Justiça do Rio Grande do Sul (SindjusRS), cerca de 500 associados.

Durante a paralisação de 48 horas, segundo Fabiano Zalazar, diretor de imprensa da entidade, serão cumpridos apenas processos urgentes e será preservando atendimento de 30% nos cartórios. Após a mobilização, a categoria vai avaliar se entrará em greve.

Além disso, os servidores decidiram aderir ao Dia Nacional de Paralisação de trabalhadores, organizado por centrais sindicais e marcado para 29 de maio.

Em reunião com a presidência do Tribunal de Justiça (TJ-RS) na quinta-feira (14/05), o coordenador-geral do SindjusRS, Marco Aurélio Ricciardi Weber, disse que o TJ não fez uma proposta formal de índice, mas afirmou que iria se esforçar para assegurar, pelo menos, o IPCA dos últimos 12 meses (cujo índice inflacionário está em 8,17%, considerando-se o período de maio de 2014 a maio de 2015).

— Nosso dever é lutar por mais — resumiu Weber.

Além do reajuste, os servidores pedem redução da jornada de trabalho sem prejuízo do horário de atendimento a partes e advogados e são contra o auxílio-moradia e o recém aprovado auxílio-alimentação de R$ 700 exclusivos para juízes.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br