22/05/2015

Caçapava do Sul - Representantes do STR participam do Grito da Terra Brasil



A cidade de Santa Maria recebeu no dia 20 de maio cerca de 3 mil agricultores familiares de 23 regionais sindicais da Fetag. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Caçapava do Sul participaram do ato.

A mobilização integra as manifestações do 21° Grito da Terra Brasil 2015. Em Brasília, a Contag e suas 27 Federações continuam pressionando o governo federal em busca de respostas à pauta nacional. 

No começo da manhã houve a concentração na Viação Férrea. Por voltas das 9h30min iniciou a caminhada em direção ao centro da cidade. 

Logo após os pronunciamentos, por voltas das 12h, a agência da CEF e a Delegacia do Ministério Público foram fechadas pelos agricultores, sendo liberada apenas no início da tarde.

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse na Praça Saldanha Marinho, onde houve o momento político da manifestação, que parece que o governo brasileiro abandonou a agricultura familiar. 

“As mobilizações puxadas pela Contag, em Brasília, forçaram as audiências. Ainda não temos resultados, mas até agora foram mais de 20 reuniões com ministros e as coisas não avançaram. O governo quer diminuir o crédito para a agricultura familiar, corte de 40% no orçamento no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a proposta de aumento nos juros do Pronaf, bem como no Proagro, que hoje é de 2% e passaria para 3%, e a cada utilização será acrescido de 1% até chegar em 6%. Isso é um verdadeiro absurdo, caso seja confirmado”, enfatiza Joel.

Fonte: http://www.farrapo.com.br