20/05/2015

Bagé - Técnicos da Fepam vistoriam “lodo” depositado no aterro



Técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) estiveram, ontem, em Bagé, para visitar o aterro sanitário e averiguar denúncia feita por vereadores de oposição de que o Departamento de Água e Esgotos (Daeb) havia depositado “lodo” no local, durante a limpeza efetuada na Estação de Tratamento de Água (ETA), no mês passado.

A fundação, vale lembrar, havia sido procurada pelos vereadores Sônia Leite (PP) e Esquerda Carneiro (PTB). Eles apresentaram amostras do hídrico com coloração escura como sendo o fornecido às residências da cidade, além de um vídeo onde um funcionário do Daeb apontava para um líquido com aspecto de lodo, que teria sido retirado da Estação de Tratamento de Água (ETA) depois de limpeza efetuada no espaço.

Na prática, a ação de ontem consistiu em uma avaliação "in loco" por parte dos representantes da Fepam. Ou seja, eles mesmos procuraram identificar vestígios do material depositado no aterro para, na sequência, encaminhar para análises periciais.

Segundo Carneiro, que acompanhou a visita, a expectativa é que este procedimento comprove o entendimento da bancada de oposição “de que houve crime ambiental”.

Vigiágua
Além de representantes da Fepam, chegaram, ontem, ao município, membros da Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua). Conforme apurado pela coluna, esse grupo fará, a partir de hoje, às 8h, coletas de amostras em cinco pontos de distribuição na cidade a fim de, posteriormente, encaminhar para exames laboratoriais.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br