27/03/2015

Secretário da Habitação afirma que fiscalização aos residenciais é permanente

Nadal destaca que ação é contínua junto aos moradores
Nadal destaca que ação é contínua junto aos moradores

Após a divulgação do primeiro balanço de investigação das denúncias de irregularidades no Minha Casa, Minha Vida, foram registradas 15 720 denúncias de ilegalidades ao longo dos cinco anos de execução do programa em todo o país. Do total, 8 964 (57%) notificações foram julgadas improcedentes, após investigação. Em 1 561 casos, as unidades ocupadas ilegalmente foram retomadas e devolvidas aos beneficiários originais e 5 195 denúncias continuam em apuração.
Conforme a imprensa estadual, no Rio Grande do Sul foram registradas, no Ministério Público Federal (MPF), mil denúncias de irregularidades – nem todas sendo confirmadas como verdadeiras. Em Bagé, de acordo com o secretário de Habitação, Antônio Augusto Nadal (Guto), as irregularidades são fiscalizadas periodicamente. “Sempre que recebemos a denúncia de alguma possível irregularidade, realizamos visitações e participamos das assembleias de condomínio com os moradores e a comissão dos residenciais”, afirma.
Ele ainda comenta que, das 558 famílias contempladas nos dois residenciais, apenas 13 desistiram. “Esses casos todos foram em decorrência de problemas de convivência entre os vizinhos”, diz. O secretário comenta, ainda, a reestruturação da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, devem melhorar essa fiscalização. “Temos um monitoramento permanente . A mudança nos processos dos agentes financiadores deve agilizar a tomada de providências em casos de irregularidades identificadas”, diz.
Fora isso, Guto comenta que um trabalho de sensibilização tem sido realizado com os moradores para resolver questões como o pagamento do condomínio. “Temos casos de falta de pagamento da taxa de condomínio, mas já estamos fazendo um levantamento das condições que cada morador tem de pagar e estudando uma maneira de tornar essa prática rotineira”, pontua.
Os empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida em Bagé iniciaram em 2009. Até o momento, 558 famílias já foram contempladas, e outras 2,5 mil aguardam o sorteio dos novos empreendimentos.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br/