20/03/2015

Criação de zona de exportação deve potencializar economia da Campanha gaúcha

Mainardi apresentou iniciativa ao secretário estadual Fábio Branco
Mainardi apresentou iniciativa ao secretário estadual Fábio Branco


A criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPEs) no município de Bagé pode ser uma alternativa para potencializar o desenvolvimento da fronteira gaúcha, especialmente da região da Campanha, uma das mais reprimidas economicamente no Estado. A ideia está sendo defendida pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), que está sugerindo a realização de uma audiência pública para tratar do tema.
As ZPEs, conforme caracterização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos.
De acordo com Mainardi, além do esperado impacto positivo sobre o balanço de pagamentos decorrente da exportação de bens e da atração de investimentos estrangeiros diretos, há benefícios como a difusão tecnológica, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social.
O deputado petista esteve reunido com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, para apresentar a proposta. Saiu do encontro com a garantia de apoio do governo do Estado. “Venho trabalhando neste assunto desde o ano passado, já tendo, inclusive, prospectado alguns empreendimentos que podem ser instalados nesta ZPE a partir dos incentivos governamentais”, destacou Mainardi.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br/