13/05/2014

Universitários americanos finalizam projeto social na região das Palmas

Jovens ensinaram inglês e conviveram com famílias da região
Seis estudantes da Universidade de Sant Leo (Estados Unidos) participaram de um trabalho missionário na região das Palmas. Os jovens, coordenados pelo padre Stevan Brown, ensinaram noções de inglês às crianças da comunidade. O trabalho social não se limitou a isso: eles também promoveram atividades recreativas, limparam pátios das residências, pintaram as moradias, consertaram telhados e começaram um projeto que deverá permanecer e render: uma horta comunitária.
Tudo isso foi feito enquanto os jovens intercâmbistas interagiam com as famílias: eles estavam em Bagé desde o dia 6 de maio. O padre Stevan Brown deverá permanecer na região até o dia 22 para prosseguir com o projeto e para participar de um encontro de bispos, que ocorre de 19 a 21 de maio, na cidade uruguaia de Melo, conforme destacou o bispo Dom Gílio Felício.
O padre Elautério Junior comentou que o mais importantes dessa experiência foi a valorização, tanto daquelas famílias que residem em Palmas, como dos jovens que conheceram e compreenderam pessoas com as mesmas origens. Apesar do idioma diferente, eles se entenderam pela vontade de aprender. Aprenderam juntos.
Brown comentou que todos se compreenderam com os corações. Elautério destacou que o trabalho realizado em Palmas era urgente e que terá como consequência um projeto de economia popular. Para o dia 29 de junho está prevista a exposição dos produtos da região, como lã, doces, mel e pães. “Mesmo não professando a fé católica, um trabalho social era necessário e urgente naquela comunidade”, comenta.