07/05/2014

Busca pela transferência do título de eleitor lota cartório de Bagé

Só em maio, mais de 500 pessoas já foram atendidas

Hoje, encerra o prazo para transferir o titulo eleitoral ou para pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos). O prazo estipulado pela Justiça Eleitoral é 151 dias antes da votação de 5 de outubro, conforme estabelece o calendário eleitoral. Em Bagé, o movimento foi intenso e a expectativa é que o movimento se torne mais intenso hoje.
Segundo informações da chefe de cartório eleitoral zona 142, Daiane Conte, o movimento aumentou na última sexta-feira. “O pessoal vai se dar conta que precisa vir fazer a transferência ou regularizar sua situação mais perto da data de encerramento. Só no último domingo, fizemos 87 títulos”, afirma.
A dona de casa Ivete da Rosa Santos, de 56 anos, foi até o cartório e conta que levou um susto. “Vim trocar meu título que era de Candiota para Bagé. Achei que ia ter movimento, mas não imaginava essa fila tão grande”, comenta.
Daiane destaca que no mês de abril, foram realizados 627 atendimentos. No mês de maio (do dia 1º até ontem), foram atendidas 539 pessoas. “O número nas últimas semanas praticamente já atingiu os atendimentos de abril, realmente as pessoas estão procurando”, assinala.
A chefe do cartório explica que para transferir o título de município, o eleitor deve estar residindo na nova cidade há pelo menos quatro meses, levar o comprovante de residência atualizado (dos últimos três meses) e documento de identidade. 
Entretanto, o prazo é fixado para atualizar e regularizar as inscrições eleitorais que estão irregulares antes do pleito que se aproxima. “Quem não comparecer vai ficar na mesma situação anterior. Então, quem não transferiu o título continuará votando no mesmo local e/ou município; quem não pagou a multa continuará com débito; quem está com o título cancelado continuará com o título cancelado; e quem está com o título regular não precisa comparecer”, pontua. Daiane ressalta que em Bagé não está sendo feito o cadastramento biométrico. Os Cartórios Eleitorais e Central de Atendimento de Bagé funcionam das 12h às 19h.