29/04/2014

Prenda do CTG Sentinela da Fronteira realiza ciclo de palestras para comunidade

 Entre atividades alunos participaram de uma oficina de dança
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Fronteira sediou, na tarde de ontem, um ciclo de palestras promovido pela 1ª Prenda Juvenil, Ariele Brião, com apoio do Departamento Cultural do Grupo de Artes Nativas Campo Aberto. O objetivo da ação foi promover a interação junto à comunidade.
Como conta Ariele, foram realizadas três palestras e uma oficina de dança, e além de associados do CTG participaram vizinhos da entidade e duas turmas da Escola Municipal Emílio Luiz Mallet. “As palestras serviram para integrar a comunidade ao CTG, e acima de tudo, mostrar que a entidade tradicionalista está engajada na sociedade”, fala.
As palestras foram: o relato de superação da presidente da Associação de Deficientes Visuais, Elizabeth Dinegri; os “Malefícios da Droga”, com o técnico em enfermagem Pierre Brião Guilherme; e “O corpo em movimento” com os professores de invernada artísticas Renan Vargas Brião e Giani Vargas Brião.
A escolha dos temas para a atividade, de acordo com Ariele, foi baseado no tema anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) do ano passado. “Escolhi o tema ‘MTG em defesa da saúde e bem estar do tradicionalista’, por ser um tema que é sempre atual”, enfatiza.
Ao final da palestra sobre a dança, os alunos da escola participaram de uma oficina de dança, onde foi trabalhado com as crianças a dança tradicional ‘maçanico’, finaliza.