19/08/2021

DIA INTERNACIONAL DA AJUDA HUMANITÁRIA - HISTÓRIA

Fonte: cruzvermelha.org.br

Hoje, no dia 19 de agosto, é comemorado o dia internacional da ajuda humanitária. Com todos os eventos culminando no cenário global (Afeganistão, Líbano e Haiti) observamos a extrema importância constante deste auxílio prestado.

No final do Século 19 iniciou a ajuda humanitária internacional. Temos como um dos primeiros exemplos o auxílios prestados à Fome no norte da China (1876-1879), provocada por uma seca, levando ao desmatamento de safras nos anos seguintes. Aproximadamente 10 milhões de pessoas morreram de fome.

O missionário britânico, Timothy Richard, chamou a atenção internacional para a fome na província de Shandong, em 1876. Para combater a fome, uma rede internacional foi criada para solicitar doações. Estes esforços trouxeram 204 mil taéis de prata, o equivalente a US$ 7-10 milhões.

A campanha foi lançada simultaneamente em resposta à Grande Fome de 1876-1878 na Índia. Um fundo de ajuda à fome foi criado no Reino Unido e tinha levantado £ 426 000 (libras) nos primeiros meses.

Somente na década de 1980 que a mídia mundial e as celebridades globais se mobilizaram em resposta a catástrofes em todo o mundo. Em 1983-1985 a fome na Etiópia causou mais de um milhão de mortes e foi documentada por uma notícia da BBC, com Michael Buerk descrevendo "uma fome bíblica no século 20" e "a coisa mais próxima ao inferno na Terra".

No ano de 1985, o esforço para angariação de fundos, liderado por Bob Geldof induziu milhões de pessoas no Ocidente a doar dinheiro e solicitar seus governos para participar do esforço de ajuda na Etiópia.

Prof F.Silva

Fonte:

Larry Minear (2002). The Humanitarian Enterprise: Dilemmas and Discoveries. West Hartford, CT: Kumarian Press