20/07/2017

Bagé - Sindicato dos Trabalhadores Domésticos será retomado

Após dois anos sem movimentação, o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Bagé e Região da Campanha será retomado no sábado, 22, por meio de um evento que acontece na Praça Silveira Martins, a partir das 9h30min. Através da ação, a representação sindical vai divulgar os direitos da categoria.
O sindicato foi fundado em 2013, por iniciativa de Paula Netto. Ela se elegeu como presidente da entidade e, posteriormente, teve que se afastar por problemas de saúde. A representação sindical foi formada por motivação das mudanças das novas regras para empregados domésticos como jornada de trabalho de oito horas diárias, pagamento de hora extra com valor 50% maior do que o normal que se somaram aos já existentes, como 13º salário, descanso semanal, férias anuais, licença gestante e Fundo de Garantia do Tempo e Serviço (FGTS). “Agora queremos mostrar o que muda com a nova reforma da previdência”, destaca.
A sede da entidade, conforme a presidente, fica junto ao Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos de Bagé, situada na rua Gomes Carneiro, 880. A partir de sábado, Paula pretende realizar um levantamento e retomar as filiações. “O setor jurídico continua respondendo para a categoria”, informa. 
A presidente comenta, ainda, que o sindicato engloba babás, faxineiras, motoristas particulares, cozinheiros, caseiros e empregados domésticos.