17/07/2017

Bagé comemora 206 anos hoje


O aniversário de 206 anos de Bagé é hoje. E, para comemorar a data, uma ampla agenda de atividades foi programada, a qual inicia logo pela manhã.
A partir das 8h, ocorre uma exposição de fotos, no Arquivo Público. No mesmo horário, acontece a hora cívica, na praça Silveira Martins (do Coreto).
Mais tarde, às 9h, um plantio de mudas de árvores deve ser realizado na Panela do Candal. As atividades da tarde iniciam com uma rústica às 16h, com representantes de escolas. A saída será da praça Carlos Telles e chegada na praça Silveira Martins. Ainda às 16h, acontece a celebração ecumênica pelo aniversário, na Igreja Matriz do Crucificado.
O encerramento se dará com a Cantata à Bagé, na Casa de Cultura Pedro Wayne, às 17h.
 
Rústica
Na tarde de domingo, aconteceu a Rústica Semana de Bagé. A largada foi dada às 15h, em frente à prefeitura. Conforme o vice-prefeito, Manoel Machado, o evento teve como objetivo alegrar a cidade e incentivar a prática da caminhada entre os jovens. “A corrida teve sete mil metros de distância. É uma prática que exige resistência, mas o pessoal está bem preparado”, disse. Segundo ele, inicialmente estava prevista a participação de 100 cidadãos, porém, com o mau tempo, o número caiu pela metade. “Hoje deve ter aproximadamente 50 corredores”, estimou.
 
Reabertura de bosque é transferida
A reabertura do Bosque Professor Eduardo Contreiras Rodrigues, que estava programada para acontecer, ontem, com várias atrações, como a 1ª Mostra de Arte Itinerante, que seria realizada na Galeria do Porão do Palacete Pedro Osório, foi transferida para o dia 22, às 15h. “É de uma importância a realização deste projeto, tendo em vista que tem o objetivo de incentivar a produção artística local e divulgar a identidade e o turismo de Bagé, pois as telas além de serem inéditas, tem o mesmo tema: Patrimônio material e imaterial de Bagé”, relata a coordenadora de eventos da Secretaria de Cultura, Anacarla Flores, ao salientar que a “proposta leva a uma reflexão da preservação do nosso patrimônio pela arte, refletida nas imagens dos artistas".