20/03/2017

Bagé - Estudantes de escola no bairro Passo das Pedras fazem caminhada pela paz

Padronizados com camisetas brancas, mais de 50 manifestantes “marcharam” em busca por paz, no bairro Passo das Pedras. Na manhã de sábado, professores, funcionários, pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Fued Kalil percorreram várias ruas, com faixas e cartazes. Além de protestar contra as recentes depredações na instituição de ensino, o grupo também fez alusão ao assassinato de um ex-aluno, ocorrido neste mês.

A atividade iniciou às 8h30min, com uma bênção entre todos os presentes. Às 9h, o grupo iniciou a caminhada, que abrangeu as ruas, Dorotheo Lima Filho; Cantídio de Quadros; Wilson Rosa da Cruz e Astrogildo Amaral, todas no bairro Passo das Pedras. Conforme a diretora Magda Rocha, a principal finalidade do movimento é chamar a atenção da sociedade, mais especificamente da região em que a escola está situada, quanto ao grande número de casos de violência. “A escola completou 32 anos no dia 14 de março. 

Sempre na data fizemos algum tipo de reflexão, por intermédio de trabalhos desenvolvidos com os alunos. Precisamos de mais paz para esse mundo”, ressalta.
A partir da ideia formulada, os professores organizaram a caminhada em conjunto com os alunos. A confecção de faixas e cartazes são exemplos do trabalho feito, que envolveu estudantes do Pré I e II, primeiro ao nono ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Eles também fizeram quatro músicas e vídeos. Esse é o nosso desabafo”, explana.

Um dos alunos que contribuiu para a realização da caminhada foi Daniel Vaz, 13 anos. Estudante do oitavo ano, ele enfatiza que o que mais lhe motivou a participar do ato é o gesto de fazer a diferença no espaço onde vive. “Vamos tentar algo melhor. A violência é grande, tanto que já tem três assassinatos em Bagé, nesse ano. Me preocupo bastante com isso. Nesses primeiros dias de aula, trabalhamos com vídeo, lemos as notícias dos jornais. Temos que agir”, frisa.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br