10/06/2016

LIVRO QUE RETRATA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS É DIVULGADO EM SÃO GABRIEL.

É um manifesto humanista, mais do que um livro de fotografia. Essa foi a definição dada por Araquém Alcântara ao se referir ao trabalho fotográfico sobre o Programa Mais Médicos. O livro, que leva o nome do projeto, é um registro do programa do governo federal que levou mais de 18 mil médicos a 4 mil municípios do País. “Eu queria ir a esses lugares onde o Estado está chegando pela primeira vez”, conta Alcântara, em seu escritório na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo. “Eu sei como é, minha infância foi assim. Meus pais, analfabetos, nunca foram a médico nenhum”.

Segundo o texto de apresentação do livro, escrito pelo ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, cerca de 63 milhões de brasileiros passaram, somente agora com o Mais Médicos, a contar com a atuação de equipes de Saúde da Família com a presença de médicos, que garantem 80% dos problemas de saúde da população antes que se tornem graves.

São Gabriel, apesar de se destacar na execução do programa, não aparece nas páginas do livro de fotografias, mas foi lembrada para a sua divulgação. O Prefeito Roque Montagner e o Secretário Municipal de Saúde Daniel Ferrony fizeram a entrega de exemplares da obra (MAIS MÉDICOS, do fotógrafo Araquém Alcântara) aos médicos integrantes do programa: Yudaime Arias, Jorge Chaves, Yunior Carralero e Alianne Perez.

São Gabriel faz parte do cronograma de divulgação do livro por aparecer entre os Municípios com altos indices de avanço em saúde, com a implantação de 17 equipes da Estratégia da Saúde da Família e também pelos 17 profissionais do Programa Mais Médicos mudandaram a realidade da saúde do município.

O trabalho desenvolvido em São Gabriel vai ganhar espaço privilegiado nas página de outro livro, que será lançado em agosto. A publicação é do jornalista Antônio Lino, de 36 anos, natural de São Paulo. Lino esteve em São Gabriel, por uma semana, para colher depoimentos de pessoas beneficiadas com o programa. O livro foi escrito com base em relatos de pessoas assistidas pelo Programa Mais Médicos em várias regiões do Brasil.

Fonte: https://n1noticia.wordpress.com/