15/04/2016

Período de atos favoráveis e contrários ao governo

A proximidade com a votação do processo de impeachment, prevista para domingo, motiva manifestações favoráveis e contrárias por todo o país. Ações que devem se intensificar durante o final de semana. Em Bagé, não é diferente. Um grupo formado por cerca de 30 pessoas ligadas à juventude do Partido Trabalhista Brasileiro realizou, na tarde de ontem, um ato pró-impeachment. Isso no cruzamento entre a avenida Sete de Setembro e a rua General Netto. Eles buscavam chamar atenção da comunidade para a mobilização que acontece no próximo domingo, às 17h, na Praça de Esportes.

Os jovens - a maioria mulheres - ostentavam cartazes pedindo o fim do governo da presidente Dilma Rousseff e entoavam palavras de ordem: "Fora Dilma, fora Lula, fora PT", "A roubalheira do PT está acabando". O boneco "Pixuleco", uma referência ao ex-presidente Lula, também foi usado no protesto. Um carro de som com hinos e músicas que fazem sátira ao atual governo foi utilizado.

A estudante Alice Navarro, 27 anos, falou sobre seu descontentamento com a situação do país. “Estou indignada com o que transformaram o país, nossa cidade não tem nada. Não tem emprego, as pessoas não têm onde morar nem o que comer”, opina. Alice comenta que protesta, também, pelo fim da corrupção. “Os impostos não param de subir, e a corrupção existe em todos os lugares: a barragem de nossa cidade é um exemplo disto. O queremos é mudança”, conclui. Uma nova manifestação está agendada para domingo, a partir das 17h, na Praça de Esportes. O ato pretende reunir manifestantes pró-impeachment, no dia em que acontece a votação na Câmara dos Deputados. 

Pela permanência de Dilma Rousseff
A Central Única dos Trabalhadores inicia, hoje, uma mobilização nacional “em defesa da democracia e dos direitos sociais”. O chamado da entidade é pela realização de protestos em todo o país contra o que a entidade classifica como “golpe” - o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em Bagé, o Partido do Trabalhadores, entidades sociais, sindicatos e partidos da base de apoio realizam, hoje, uma mobilização a partir das 18h30min, em frente à Praça de Esportes. A vereadora Janise Collares (PT) explica que o ato faz parte de uma mobilização nacional. “Existe um movimento no país inteiro na luta pela legalidade e pela democracia”, frisa. Conforme Janise, diversos militantes irão participar de mobilizações em Porto Alegre. “Resolvemos nos manifestar em Bagé, hoje, pois no domingo os companheiros estarão na capital, onde haverá um grande ato”, relata. Para a vereadora, a expectativa é que esta mobilização reúna um bom público. A parlamentar destaca que, no ato realizado no dia 31 de março, cerca de 800 pessoas foram às ruas. “Esperamos que este seja ainda maior. Mas o que precisamos mesmo, neste momento, é estar nas ruas mostrando nosso descontentamento com este processo golpista que está acontecendo”, conclui. 

Cpers
O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) divulgou nota de esclarecimento por meio de sua página no Facebook. A categoria informou que não está mobilizando seus sindicalizados para o chamado da CUT. O comunicado relata os motivos que levaram o grupo a não aderir ao movimento, sendo o principal deles a desfiliação do Cpers da central sindical. Na declaração, a entidade afirma que está ao lado dos trabalhadores e da juventude.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br