21/08/2015

Santana do Livramento - Diretor Técnico da Santa Casa fala sobre paciente com suspeita de mormo

Na tarde desta quinta feira (20), o médico Antônio Cabrera que é o Diretor Técnico da Santa Casa de Misericórdia recebeu a imprensa para uma entrevista sobre o possível caso de Mormo em um dos pacientes do Hospital.

Segundo o Diretor Técnico, os sintomas são muito parecidos, onde os sintomas como o corrimento nasal e infecção, possivelmente por bactéria e que esta sob cuidado constante a alguns dias, “estamos analisando o paciente, desde sua chegada, as 10h da segunda feira (17), através de exames diários e cuidados para que seu quadro não piore ainda mais, sabendo que hoje (20), ele está em estado grave na Santa Casa”, salientou Cabrera que acrescenta sobre o diagnóstico do paciente, “os exames do jovem de 19 anos vão sair entre sexta feira (21) e sábado (22), e vão de forma definitiva constatar se é mormo ou envenenamento”, destacou.

Para finalizar o Diretor Técnico explica, “os sintomas são parecidos, os agrotóxicos, inseticidas, pesticidas apontam no corpo a mesma reação que o mormo. Se soubéssemos através da família ou de algum patrão da vítima se ele teve contato com este tipo de produtos, poderíamos até afirmar que seria envenenamento. Como a única informação que temos é do trabalho dele na zona rural e o contato com os cavalos, não podemos descartar a hipótese de mormo, só quem vai nos mostrar serão os exames”, salientou.

Sobre o Mormo
Segundo o Wikipédia, o Mormo ou lamparão é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei mais frequente em equideos (cavalos, asnos e mulas), mas podendo também ser contraída por outros mamíferos, inclusive no homem.

Sintomas

Febre; temperatura elevada
Tremores;
Suor excessivo;
Sensibilidade à luz;
Dor no peito;
Rigidez muscular;
Catarro e sangramento nasal;
Perda de peso progressiva;
Na forma cutânea gera nódulos endurecidos nos membros e abdômen, membranas mucosas afetadas aumentam a produção de muco gerando catarro e pus. Em infecção pulmonar podem causar pneumonia, abcessos pulmonares e dificuldade para respirar.

Fonte: http://www.aplateia.com.br