14/08/2015

Hulha Negra Cancela Desfile Farroupilha

O município de Hulha Negra decidiu, na quarta- feira, pelo cancelamento do desfile de 20 de Setembro. A decisão foi unânime entre integrantes das cinco entidades tradicionalistas, prefeitura, vigilância sanitária e inspetoria veterinária.

Conforme o veterinário responsável pela vigilância sanitária de Hulha Negra, Marcus Leitzke, o Mormo é um problema de saúde pública por ser uma zoonose que pode ficar encubada por seis meses antes de apresentar os sintomas nos equinos. Leitzke salienta que a decisão de cancelar o desfile foi para evitar a aglomeração de animais e a proliferação da enfermidade.

Leitzke observa que devido a desistência de municípios vizinhos como Bagé e Dom Pedrito, havia a possibilidade de que os cavalarianos fossem participar em Hulha Negra. "Não podemos arriscar que os animais contraiam a enfermidade", ressalta.

Em Candiota, a definição do cancelamento será na próxima quarta-feira. Conforme a coordenadora de tradicionalismo do município, Júlia Graziela Azambuja, os patrões dos cinco CTGs e dos quatro piquetes deverão decidir por assumir o compromisso de apresentar os animais com os exames em dia, ou não realizar o desfile. "A prefeitura não pode obrigar os proprietários a realizarem a análise, mas se a vacinação não estiver em dia o animal não pode participar", salienta.

Em Aceguá a situação é um pouco mais complicada. O município irá distribuir a chama Farroupilha para centenas de cavalarianos que integram a 18ª Região Tradicionalista no dia 23 de agosto. Conforme o presidente do Movimento Tradicionalista de Aceguá, Dalmiro Almeida, a decisão de cancelar o desfile será definida após a distribuição da centelha.

Almeida ressalta que um grupo de 16 cavalarianos parte hoje para o Chuí onde será distribuída a chama para o Estado. O grupo vai com animais criados em propriedades do Uruguai. Para o retorno ao município, já foram imunizados todos os cavalos que irão participar do evento.

Fonte: http://eigatimaula.blogspot.com.br