21/08/2015

Fogo simbólico é aceso em Bagé

Até o dia 31 de agosto, o fogo simbólico ficará sob a guarda do 3º Batalhão Logístico (3º BLog). O fogo foi trazido pelo diretório regional dos Correios de Porto Alegre, que ficou encarregado de levar a chama para 23 municípios do Rio Grande do Sul. Bagé foi a 11ª e recebeu o símbolo da pátria na tarde de ontem.

De acordo com o tenente-coronel Jorge Oliveira Mara Filho, a chama da pátria é um símbolo tradicional do país. “Ela ficará até o dia 31 de agosto conosco. Depois, irá para a Praça Silveira Martins. O fogo simbólico representa a independência e a relação da sociedade com as instituições, no nosso caso, a instituição militar. Temos muito orgulho de fazer a guarda dessa chama. Há mais de cinco anos ela fica em nossa unidade”, afirma.

Segundo o funcionário dos Correios de Porto Alegre e coordenador do trajeto do fogo simbólico, Darci da Rosa, o percurso iniciou na segunda-feira e encerra sábado, em Charqueadas. “Há 12 anos realizamos essa missão, que é dada pela Liga da Defesa Nacional. O cunho social também faz parte das atribuições dos Correios, pois não realizamos apenas a entrega de cartas”, salienta.

Conforme a organizadora da Semana da Pátria, Débora Moraes, há a possibilidade da programação das festividades serem definidas hoje.

O símbolo
O fogo simbólico surgiu em 1937, quando um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, procurava um símbolo que bem representasse o povo brasileiro. O motivo do fogo remete ao fato de o elemento ser companheiro do homem desde a pré-história. O primeiro evento destinado ao símbolo foi a corrida do fogo simbólico da pátria, em 1938, com um trajeto de 26 quilômetros, entre Viamão e Porto Alegre.

A Liga da Defesa Nacional orienta que a cerimônia do fogo simbólico seja feita no dia 1º de setembro, às 10h, e que seja extinto no dia 7 de setembro, às 18h.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br