13/08/2015

Detran divulga diagnóstico de acidentes no primeiro semestre

Após os 30 dias de acompanhamento das vítimas de acidentes do mês de junho, o Detran/RS fecha os dados da violência no trânsito na primeira metade de 2015. O RS registrou uma redução de 10% no número de acidentes com vítimas fatais e 7% menos mortes em relação ao primeiro semestre de 2014. 

De 1.018 vítimas em 925 acidentes de janeiro a junho do ano passado, passamos a 949 mortes em 829 acidentes violentos no mesmo período este ano. “Foram menos 69 famílias em luto este ano, resultado de uma série de medidas que incluem um maior rigor da legislação, fiscalização mais eficiente, inclusive com ajuda da tecnologia, e qualificação dos processos punitivos como a suspensão e cassação do direito de dirigir. 

Também há uma sensibilização maior por parte da sociedade com relação aos comportamentos de risco, como o beber e dirigir, por exemplo, que está se tornando socialmente condenável”, avalia o diretor-geral, Ildo Mário Szinvelski. 

Os acidentes com morte deste primeiro semestre de 2015 aconteceram, em sua maioria, em rodovias (58%). Com relação aos dias da semana, o percentual de acidentes aumenta progressivamente de segunda a sexta, mas o maior volume ocorre no sábado e domingo. Quando se analisam os turnos das ocorrências percebe-se uma maior concentração no turno da noite (36% dos acidentes). 

Quarenta por cento dos acidentes com vítimas fatais ocorridos no RS de janeiro a junho foram colisões (53%). Condutores de veículos e motociclistas foram mais da metade das vítimas dos acidentes no RS neste primeiro semestre, seguidos dos pedestres (20%), passageiros (19%) e ciclistas (5%).

Fonte: http://www.farrapo.com.br