06/08/2015

Bagé - Receita Estadual e Inspetoria Veterinária apreendem 25 cavalos

Na tarde de ontem, por volta das 16h, a Receita Estadual realizava uma fiscalização na BR-153, próximo ao acesso a Bagé, no trevo do Frigorífico Marfrig, quando abordaram um caminhão com placas de Lajeado, transportando 25 animais sem a Guia de Transporte Animal (GTA) obrigatória. O registro foi efetuado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento.

Segundo o médico veterinário e fiscal estadual agropecuário da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária - Inspetoria Veterinária, Cláudio Alves Branco, a falta de documentação necessária e o foco de mormo no Estado, na região de Rolante, fizeram a fiscalização aumentar. “Verificando a falta de documentação compatível - GTA - com os exames negativos de mormo e anemia infecciosa foi necessário realizar a apreensão”, explicou.

Branco também ressalta que os animais serão encaminhados para a Associação e Sindicato Rural, onde serão submetidos a exames. “Também não sabemos quem é o proprietário desses cavalos. Eles estariam vindo de Cruzeiro do Sul”, destaca o fiscal.

Conforme informou a médica veterinária da Seap, Ana Suñe, as duas doenças citadas são fatais para os animais e pessoas. “Estamos com o trabalho intensivo de cuidado. Com este foco é preocupante”, finaliza.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br