No dia 4 de outubro, das 8h às 17h, ocorre a eleição do Conselho Tutelar do município para o quadriênio 2016/2020. O processo acontecerá em todo Brasil e Bagé conta com 22 candidatos inscritos homologados. Os novos conselheiros tomarão posse no dia 11 de janeiro de 2016.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bagé (Comdica), Ildamar Silva Martinez, a Faculdade Ideau fará uma avaliação psicológica dos candidatos. “A votação será distribuída em 15 pontos da cidade a serem definidos. Todas as pessoas que estão em dia com as obrigações eleitorais podem votar”, ressalta.
O Conselho Tutelar é o órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Ele deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra menores, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional. “Quando acionado, ouvimos ambas as partes e encaminhamos o relatório ao Ministério Público (MP) e ao poder Judiciário. O órgão é mantido mediante uma parte do orçamento da prefeitura, além da captação de um fundo”, comenta.
Candidatos
Gelcimar Coelho Colares Noble
Clébia Regina Vieira Luiz
Claudete Carrion Brasil
Cleide Maria Rolim da Silva Cimirro
Vera Lúcia da Silva Brião
Roecler Gantes das Neves
Vera Regina Fagundes da Silva
Fabiana de Oliveira Ferreira
Leonardo de Oliveira Pereira
Cleonice da Glória Moraes Ferreira Corrêa
Luciana Rodrigues Valério
Maria Margarete Ribeiro Cardoso
Suzete Oliveira Lara
Felipe Cunha Dourado
Everaldo Cruz
Luciane de Lima
Vera Maria Fagundes Ávila
Honorina Dias da Silva
Laura Cristina da Silva Infantini
Glades Jardim Luiz
Beatriz Machado Balim
Claudete Jardim Rodrigues
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br