27/07/2015

POLÍCIA CIVIL REVELA QUE APREENSÃO DE DROGAS SINTÉTICAS É “NOVIDADE” EM SÃO GABRIEL.

A apreensão de drogas sintéticas, em uma festa, no domingo passado (19/07), revelou uma nova preocupação para a Polícia Civil de São Gabriel. De acordo com os agentes que participaram da operação – realizada durante a madrugada, drogas, como ecstasy e LSD, nunca haviam sido apreendidas. A prisão é considerada um marco, só que negativo, no ponto de vista da saúde pública. Conforme os policiais, apesar da ação ter sido um sucesso, o resultado mostra que os órgãos de segurança pública vão ter mais um problema para se preocupar daqui pra frente.

Paralelo a isso, a Polícia Civil e a Brigada Militar mantém operações e necessitam do apoio da sociedade para obterem sucesso. No mesmo domingo, enquanto a Polícia Civil agia na zona sul da cidade, na área central, na Rua Coronel Soares, Policiais Militares prendiam três elementos flagrados vendendo substâncias ilícitas. Foi preso em flagrante o elemento identificado pelo nome de Conrado e outro, que embriagado e na direção de um veículo. Ele se chama João Alex e estava com a CNH vencida.

NÃO É DE HOJE
No Estado, o “mal” é uma realidade. Uma das maiores apreensões de drogas, deste tipo, aconteceu em junho do ano passado. O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) efetuou a apreensão recorde do alucinógeno LSD em uma única vez. “É a maior na história da Polícia Civil”, assegurou o diretor do Denarc, delegado Cléber dos Santos Lima, logo após as prisões. Ele calculou que a quantidade apreendida resultaria em cerca de 2 mil pontos de LSD comercializados sobretudo em festas de música eletrônica conhecidas como raves.

No mesmo mês, o Denarc havia, em outra ação, recolhido quase mil comprimidos de outra drogas sintética, o ecstasy em Novo Hamburgo. Os envolvidos com o tráfico eram pessoas de médio e alto poder aquisitivo.

DROGA SINTÉTICAS
Elas têm efeito até 100 vezes mais potente que as drogas originais, são perigosas, pouco conhecidas e estão cruzando as fronteiras do Brasil. As drogas sintéticas, produzidas em laboratório, principalmente da Índia e China, estão sendo vendidas ilegalmente pela internet. No Brasil, têm sido cada vez mais frequentes nas baladas. Alguns desses alucinógenos foram reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do efeito extremamente nocivo sobre o organismo, que pode levar a sérios problemas de saúde e até mesmo à morte já no primeiro uso, chama a atenção o desconhecimento dos efeitos por quem usa.

Segundo a psiquiatra Fernanda de Paula Ramos, os produtos sintéticos potencializam o efeito de drogas já conhecidas e estão divididos em três grandes grupos. São os canabinoides sintéticos (semelhante à molécula do tetrahidrocanabinol –THC, da maconha); as catinonas sintéticas, que derivam do grupo dos anfetamínicos ecstzy e cocaína e as fenetilaminas, conhecidas como NBOMe, que compartilham características com o ácido lisérgico (LSD). Ela explica que as reações podem variar de transtornos cerebrais à depressão. Os efeitos podem desencadear reações físicas graves. Passam por arritmia cardíaca, infarto, insuficiência renal e morte (veja ao lado). “Há relatos de pessoas fugindo de furacões, lutando contra monstros imaginários”, afirma a diretora do Centro de Tratamento de Dependência Química de Álcool e Drogas Villa Janus, aqui no Rio Grande do Sul.

Fonte: https://n1noticia.wordpress.com/