12/06/2015

Governo anuncia segunda chamada para o Fies

O governo federal anunciou uma nova chamada para as inscrições do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies). Mas não há informações detalhadas sobre como será o sistema. É importante lembrar que cortes orçamentários reduziram o montante de novos contratos. Neste ano, foram 252 mil (em 2014, esse número foi de 732 mil nas duas chamadas).

Um dos anúncios do Ministério da Educação é de que a prioridade serão as regiões Norte e Nordeste. Além disso, é possível que as vagas sejam limitadas conforme turma e curso. A reitora da Universidade da Região da Campanha, Lia Quintana, preferiu não falar sobre suas expectativas, uma vez que as únicas informações de que dispõe são as mesmas veiculadas na mídia nacional.

Já o diretor da Faculdade Ideau Bagé, Luciano Munhoz, diz que a instituição conta com Fies ilimitado. Ele anunciou que sobraram recursos na primeira chamada. É claro que entende que isso pode mudar conforme determinações do governo federal. Ele lembrou, ainda, que a partir desse segundo semestre, a faculdade passa a contar com vagas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

É importante explicar que o governo repassa às faculdades a quantia referente às mensalidades dos alunos. Após a conclusão do curso, os estudantes pagam pelo financiamento. Outra mudança prevista é a redução do teto da renda familiar - um dos critérios para beneficiar os estudantes. Hoje, é de até 20 salários mínimos. Mas o ministério anunciou que 92% dos contratos foram assinados com cidadãos com renda de até três salários mínimos.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br