16/06/2015

Funcionários da CGTEE voltam ao trabalho hoje

Hoje pela manhã, os funcionários da Companhia de Geração Térmica e Energia Elétrica (Eletrobras/CGTEE), que estavam em greve desde 1º de junho, voltam a trabalhar. A decisão foi tomada pela categoria após a revisão e aprovação, em assembleia, da proposta enviada pela empresa. O movimento era nacional, e atingia as 16 empresas do grupo.

De acordo o delegado do Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul) de Candiota, Genésio Avancini, as reivindicações eram referentes ao pagamento da participação dos lucros e resultados (PLR), além do início das negociações do acordo coletivo, considerando que a data-base dos eletricitários é 1º de maio. “A proposta de 1,4% é satisfatória para os funcionários. Porém, nossa luta abrangia, também, a retirada de uma cláusula do contrato, que dizia que, em 2016 e 2017, o PLR seria referente ao da empresa. E a partir de 2018 seria condicionado ao fluxo de caixa”, salienta.

Avancini diz que o índice está de acordo com o que a categoria espera. “Porém, no documento oficial, enviado pela empresa, tinham retirado a cláusula, mas constava um item, dizendo que, caso a empresa não tivesse o montante, teria a possibilidade de parcelamento. Esse item é que ainda estava fazendo a categoria permanecer paralisada. Então hoje (ontem), a empresa retirou-o do contrato. Colocamos a proposta em votação e foi aprovada. Amanhã (hoje), em seus respectivos horários, os funcionários voltam a trabalhar”, enfatiza.

Hoje, cerca 670 funcionários devem voltar ao trabalho nas 16 empresas do grupo.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br