11/06/2015

As marcas que o crack deseja na sociedade caçapavana



Desajustamento sociofamiliar, problemas pulmonares graves e surtos psicóticos que levam a criminalidade. Essas são as principais consequências causadas pelo uso do crack, droga que causa dependência e danos físicos e mentais severos à pessoa.

Segundo a psiquiatra, Maria Cristina Torres, o efeito após o uso da droga acaba rápido. Alguns de seus pacientes chegam a consumir mais de 30 pedras em uma noite. “Eles perdem a noção de limite e perigo. Para o usuário de crack tudo pode. Isso é causado pela compulsão do vício e pela própria impregnação no sistema nervoso central”, diz a psiquiatra.

De acordo com uma cartilha sobre a droga publicada em 2011 pelo Conselho Nacional da Justiça, o custo relativamente baixo e o alto potencial para gerar dependência química, fazem com que o crack seja uma das principais substâncias entorpecentes que causam consequências nefastas na sociedade.

Em Caçapava do Sul, a média de internações de usuários de crack no Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, entre os meses de janeiro e maio deste ano, é de 14 dependentes químicos, a maioria do sexo masculino.

“É preciso considerar o crack como uma epidemia. Ele existe e está na nossa frente todos os dias. Trata-se de um problema social porque por trás do usuário sempre existe uma história negativa”, adverte a psiquiatra.

Fonte: http://www.farrapo.com.br