25/05/2015

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 5 de junho



Conforme orientação do Ministério da Saúde para todos os estados do país, o Rio Grande do Sul vai prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe. Os integrantes do público-alvo têm agora até o dia 5 de junho para garantir a sua dose. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o RS registra, até o momento, uma cobertura de 67% dos grupos prioritários, liderando os índices estaduais. A meta é alcançar 80% de cobertura.

Em Bagé, os números estão abaixo da situação geral do Estado. De acordo com a enfermeira responsável pelas imunizações, na Secretaria Municipal de Saúde (SMC), Diná Santos, até o meio-dia de sexta-feira, 40% das gestantes e crianças havia recebido a dose, valores que correspondem à metade da meta. Já nos número totais, 52% tinham sido atingidos até o momento. “Acredito que até o final do dia, deve ter atingido 60%. O Ministério da Saúde divulgou a prorrogação às 16h”, relata.

A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B). A escolha do público-alvo leva em conta os grupos que têm maior risco de desenvolver a doença. Estudos demonstram que a imunização contra o vírus pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações e, em até 75% a mortalidade global.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br