26/05/2015

Orquestra internacional tem apresentação em Bagé



Recentemente, festivais como Festival Internacional de Música no Pampa (Fimp) e Festival Sul Sur fortaleceram a aproximação da música erudita com a população bageense. No dia 3 de junho, às 20h, no Museu Dom Diogo de Souza, Bagé vai receber o concerto da Arco Chamber Orquestra.

Conforme o maestro da Orquestra Da Maya, Johab Muniz, o grupo se encontra em turnê pelo sul do Brasil e decidiu realizar um concerto em Bagé. ”Através do contato de outros músicos, soubemos que eles estariam perto da cidade. Além disso, tem alguns músicos do Fimp que já fizeram parte da orquestra, como o contrabaixista bageense Marcos Machado”, comenta..
De acordo com Muniz, a realização do concerto tem como objetivo dar visibilidade ao projeto social Da Maya. “Nossos alunos terão contato com músicos de altíssima qualidade, isso possibilitará um ampliação do projeto social”, entende.

Um pouco de história
A Arco Chamber Orquestra foi fundada em 1989, pelo violinista Levon Ambartsumian, no Conservatório Tchaikovsky em Moscou, a orquestra obteve grande reconhecimento da crítica, logo ganhando destaque na Europa.

Em 1995, Ambartsumian passou a lecionar na Escola de Música da Universidade da Georgia. O reconhecimento internacional cresceu nos anos seguintes com os concertos da Arco em turnês na Itália, Espanha, Alemanha, Romênia, França, e Coreia do Sul.

O grupo já gravou diversos CDs com composições de Vivaldi, Mendelssohn, Tchaikovsky, Piazzolla, Vasks, Bronner e Podgaits. No programa, em Bagé, constarão apresentações de sinfonias clássicas no repertório, além de Villa-Lobos.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br