06/10/2014

Bagé reelege Hamm, Mainardi e Lara

Os deputado estaduais, Luís Augusto Lara (PTB) e Luiz Fernando Mainardi (PT) e o deputado federal, Afonso Hamm (PP) foram reeleitos para mais um mandato de quatro anos.

Crédito: ANTÔNIO ROCHA
Hamm é reeleito e está entre os mais bem votados do Estado
Afonso Hamm permanece na Câmara dos Deputados. Pela terceira vez, o bajeense do Partido Progressista foi reeleito para representar o Estado no Distrito Federal. Em 2010, foi eleito com 98.419 em todo o Estado. Nesta eleição, obteve 131.471 votos, entre os 10 mais bem votados do Rio Grande do Sul. Somente em Bagé, o número de votantes subiu de 24.690 do último pleito para 30.222 na votação de ontem.
Antes mesmo da contagem encerrar o deputado reeleito comemorava em frente ao comitê, na avenida Sete de Setembro, sabendo que sua vaga já estava garantida. Emocionado, comentou que já esperava uma votação expressiva. "Nós trabalhamos para obter o reconhecimento e respeito do povo e isso se converteu em votos", declara.
O parlamentar acredita que a reeleição tem ainda mais peso em decorrência do momento atual, em que impera uma descredibilidade aos entes políticos no País frente às diversas denúncias de corrupção e situações escusas. "Fazer 30 mil votos na minha cidade e ficar entre os mais bem votados do meu Estado é uma gratificação muito grande. Só posso agradecer aos eleitores e garantir que vou retribuir a confiança com muito trabalho", comemorou o bajeense.
Mainardi é reconduzido à Assembleia Legislativa
Com o apoio de aproximadamente 40 mil votos conquistados fora de Bagé, Luiz Fernando Mainardi (PT) garantiu a reeleição à Assembleia Legislativa. Ao final da noite, porém, o petista buscava explicações para a variação negativa dos votos contabilizados em seu principal colégio eleitoral.
O candidato à reeleição votou pela manhã, na escola Gaspar Silveira Martins, acompanhado pela esposa, Márcia Mainardi. À tarde, viajou para Porto Alegre, de onde acompanhou a apuração. "Estou feliz com a reeleição, porque representa a continuidade do meu trabalho. Mas quero entender o que houve em Bagé", disse, por telefone.
Mainardi se referia ao resultado do pleito na cidade em que se acostumou a liderar nos números. Com 16.928 votos, o petista garantiu a condição de mais votado no município, mas viu seu capital político ser reduzido praticamente à metade em Bagé, onde havia contabilizado 31.488 votos em 2010, ano em que totalizou 64.375 votos.
Como o eleitorado bajeense cresceu, ultrapassando a casa dos 90 mil, o petista projetava a ampliação dos números. Ocorre que o pleito registrou votos para 344 candidatos diferentes, além de 6.184 votos brancos e 2.173 nulos, o que totaliza 8.357 votos que não agregaram a nenhum candidato.
Lara comemora e fala em eleições municipais
A comemoração pela vitória do deputado estadual Luiz Augusto Lara, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na sede da legenda na rua General Neto. Assim que chegou ao local, por volta das 20h30min, o deputado reeleito fez questão de ressaltar que o próximo passo para o PTB é a eleição para a prefeitura em Bagé.
Lara teve o total de 15.592 votos na cidade, o equivalente a preferência de 24% dos eleitores. O número é inferior à eleição em 2010, quando conseguiu 18.148 votos. Mesmo com a redução, o parlamentar lembra que durante a campanha, o volume de recursos utilizados foi baixo.
Sobre o futuro da candidatura, o deputado afirma que a saúde e a assistência social continuam sendo suas principais bandeiras. "Precisamos trazer a radioterapia, as casas de passagem e qualificar para conseguir mais empregos em Bagé", disse.
Ao longo do dia, o deputado percorreu os locais de votação na cidade. Por volta das 16h30min ele votou no campus central da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).
Fonte http://www.jornalminuano.com.br/