23/03/2014

Hospital Universitário e Santa Casa receberão recursos do Estado em abril


O Hospital Universitário e a Santa Casa de Bagé serão contemplados pelo governo do Estado, com parte do valor de R$ 250 milhões. Um montante que será dividido, entre 230 entidades filantrópicas, cujo atendimento é por meio do Sistema Único de Saúde. De acordo com o provedor da Santa Casa de Bagé, Luiz Alberto Vargas, o repasse é certo, mas os valores ainda não foram definidos. Ele avisou o governo na semana passada, em viagem a Porto Alegre: “Estamos dentro do programa". A definição dos valores poderá ser por índice populacional”.
A titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rosane Eunice Silveira, explica que tanto Santa Casa quanto Hospital Universitário têm repasses garantidos, apesar do valor não estar definido. Acontece que as instituições não precisam aderir ao programa, porque já contam com repasses do governo Federal. Assim, o Estado vai completar esse valor para ampliar a qualidade dos serviços. As casas de saúde que precisam aderir ao programa são aquelas consideradas menores, que sem o repasse poderão não sobreviver. Há valores estimados para Bagé, mas Rosane pondera que aguarda a assinatura do pacto.
Entretanto, é importante destacar que os R$ 250 milhões serão repassados pelo governo em nove vezes – a primeira parcela será depositada, em abril. O valor corresponde a um complemento pela prestação de atendimento médico via SUS. Sobre a possível utilização dos valores, Vargas aponta a criação de mais leitos como prioridade. Essa é considerada a maior deficiência do hospital. A Santa Casa de Caridade conta com 254 leitos. O número considerado ideal pelo gestor é de 300 vagas. O Hospital Universitário, conforme o diretor da instituição, Paulo Zandomeneghi deverá investir em serviços de manutenção das instalações internas, o que não acontece há cinco anos.