28/05/2014

Tarso assina na quinta-feira ordem de reinício das obras da Barragem Taquarembó

Mainardi prega adoção de uma política de utilização estratégica com desenvolvimento da região
O governador Tarso Genro assina, nesta quinta-feira (29), em Dom Pedrito, a ordem de reinício das obras da Barragem Taquarembó, paralisadas há mais de três anos. Com isso, a comunidade dos municípios de Dom Pedrito, São Gabriel, Lavras do Sul, Cacequi e Livramento começam a discutir a gestão do uso dos mais de 116 milhões de metros cúbicos de água que serão represadas e que apresentam um potencial de irrigação de aproximadamente 50 mil hectares em pelo menos 300 propriedades da região.
O assunto foi discutido, ontem, na Assembleia Legislativa, em reunião com as participações do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), do prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges, do presidente da Associação dos Usuários da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria (AUSM), Eldo Frantz Costa, e do presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, Roberto Carvalho.
O deputado garantiu seu apoio à proposta apresentada pelos municípios beneficiados pela barragem, que reivindicam a gestão do sistema de barragens e canais para a AUSM, pleito já encaminhado ao governo do Estado. “É uma medida justa, pois delegará aos beneficiados a gerência do sistema de distribuição”, justifica Mainardi.
O parlamentar petista aproveitou para pregar a adoção de uma política de utilização que esteja em sintonia com a estratégia de desenvolvimento da região. “Entendo, por exemplo, que deve ser subsidiado o fornecimento de água para aquelas propriedades que vão irrigar lavouras de milho, um produto que o nosso Estado é carente e que tem grande importância para o nosso desenvolvimento, pois é alimento fundamental para a suinocultura, avicultura e para a própria pecuária”, conclui.