04/04/2014

Palestras e formação iniciam credenciamento de Bagé no Balada Segura


Ação na rua buscou conscientizar motoristas
Ação na rua buscou conscientizar motoristas
Crédito: Divulgação/FS
Durante toda quinta-feira, esteve em Bagé, equipes do Detran RS realizando a sensibilização para o projeto Balada Segura. Durante a manhã, os setores de segurança, sociedade civil organizada, imprensa e demais órgãos envolvidos no trânsito participaram de palestras que mostraram o real objetivo do Balada Segura e os passos para que o programa se instale no município.
De acordo com a pedagoga técnica superior em Trânsito do Detran, Tais Vieira, a aproximação busca mostrar de que forma a comunidade pode se engajar na luta pelo fim da violência no trânsito. “Neste primeiro momento mostramos os resultados que já obtivemos em outros municípios, explicando e focando nos princípios do programa Balada Segura. Junto a isso, buscamos incentivar a comunidade a participar conosco nas ações que vão além da blitze”, garante.
As palestras focaram principalmente nas mudanças de hábitos dos motoristas, os comportamentos de risco no trânsito, direção defensiva e equipamentos de segurança (como o cinto de segurança). Para o secretário de Transporte e Circulação de Bagé, Antonio Arla da Silva, o desejo é implantar o programa na cidade. “Esperamos que o Balada Segura seja colocado em prática em nosso município", diz.
O diretor geral adjunto do Detran, Denilson Silva, afirmou que a assinatura do convênio com Bagé deve ser assinado nos próximos 40 dias. “Precisamos do apoio da comunidade para fazer com que o Balada Segura tenha sucesso na cidade. O programa não se trata apenas de blitzes, mas também de fiscalização e ações educativas que vão mostrar resultados nas futuras gerações. A frota dos municípios aumenta a cada dia e queremos que mesmo com o aumento, o espaço público possa ser utilizado com segurança por pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas”, salienta.
Entre os dados apresentados durante o evento, de 2007 a 2013, 75% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais ocorreram dentro da cidade (conforme levantamento feito pela Polícia Civil). Outro dado apresentado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), informa que no feriadão de Natal do ano passado, em 24h foram registradas 14 autuações por embriaguez.
O prefeito Dudu Colombo, destacou que mesmo com resultado positivo no “Diagnóstico local das violências e da criminalidade 2008-2012”, o município ainda precisa cuidar do trânsito. “A violência no trânsito e acidentes com lesões corporais ainda mostram índices altos e precisamos dar atenção a isso”, destaca.
Ainda pela manhã, os presentes foram convidados a participar da blitz e panfletagem na avenida Sete de Setembro. Já pela tarde, aconteceu a formação dos agentes de trânsito que devem atuar nas fiscalizações do Balada Segura.