11/03/2014

Semana Criola Internacional de Bagé - 2014

Semana Crioula terá competições classificatórias

Como um dos últimos atos de sua presidência, Aluízio Tavares, apresentou ao público presente no salão de eventos do pavilhão de remates da Associação e Sindicato Rural de Bagé a 35ª edição da Semana Crioula de Bagé. O evento apontado por pesquisas como um dos três principais produtos turísticos da região terá uma série de novidades, anunciada pelo coordenador da festa, Eduardo Móglia Suñe.
As principais são com relação às competições nas provas de tiro de laço e gineteadas. Uma parceria com a Federação Gaúcha do Laço permitirá que os vencedores da Semana Crioula garantam classificação para as finais que serão realizadas em Caxias do Sul. No caso das gineteadas gurupa surenã, pelo e basto aberto, os vencedores terão o direito de participarem da etapa final de classificação para o Festival Nacional de Doma y Folclore 2015, em Jesus Maria, no departamento de Córdoba, Argentina. O evento é considerado o maior ícone das festividades tradicionalistas da América Latina.
Suñe destacou a importância de agregar parcerias que tragam atrativos ao evento. O coordenador da festa lembrou o trabalho de aproximação que teve durante a sua gestão na presidência da associação rural com a prefeitura, no primeiro mandato do prefeito Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos. E concluiu destacando que a Semana Crioula tem potencial para tornar-se um evento tão grande, ou maior que a Festa da Uva em Caxias do Sul.