21/03/2014

Moradores do bairro Morgado Rosa cobram segurança


Após a tentativa de homicídio no bairro Morgado Rosa, que ocorreu no início da quarta-feira, em frente a escola municipal Maria de Lourdes Molina, os moradores da região estão assustados. No mesmo dia, na entrada do local, um jovem teria sido esfaqueado. Com todos estes acontecimentos os moradores cobram solução das autoridades.
Conforme a diretora da escola, a professora Maria do Carmo Ferreira Ribeiro, o fato pegou todos de surpresa. “O dia estava chuvoso, então deixamos o portão aberto para que os alunos pudessem entrar e ficar abrigados. Ouvimos o barulho e o tumulto, e quando vi um rapaz atravessou o pátio da escola com uma arma na mão. Todos ficaram muito assustados e preocupados”, garante.
Quanto à falta de segurança, a diretora afirma que falta do Policiamento Comunitário, na porta da escola. “Sabemos que o bairro é violento, mas coisas assim na escola nunca tinha visto. Ficamos preocupados com nossos alunos. Fomos contemplados com o Policiamento Comunitário, e segundo a Brigada Militar eles retomariam as atividades em março, mas ainda aguardamos”, informa.
Uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar, afirma que estava perto da escola na hora da confusão. “Tenho uma filha de 6 anos, que estuda aqui. Estava por perto, quando ouvi os tiros. Fiquei preocupada. Estou sempre cuidando meus filhos aqui na escola, pois a coisa está complicada”, ressalta.
Entre as medidas a serem tomadas, Maria do Carmo diz que uma manifestação está sendo organizada pelos pais. “Para a próxima semana os pais estão organizando um ato aqui na frente da escola, pedindo mais segurança e atenção para o bairro”, destaca.

Reunião Policiamento Comunitário
No final da noite de ontem, uma reunião entre representantes de bairros da região e representantes da Brigada Militar discutiram o tema da segurança, com o objetivo de achar soluções para melhorar o policiamento nos bairros.
Conforme o Sargento Ricardo Saraçol, coordenador do Policiamento Comunitário, o efetivo deve voltar a atuar nos núcleos ainda essa semana. “Nosso efetivo tinha sido deslocado para a Operação Golfinho, e retornou neste mês. Deveríamos voltar ontem, porém um acidente com a viatura fez com que demorássemos um pouco mais.Entretanto, a reunião foi válida para que os representantes dos bairros nos indiquem onde o policiamento está trazendo retorno e onde ainda precisa ser melhorado”, enfatiza.
O encontro ocorreu, na do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e reuniu os representantes dos bairros Habitar Brasil, Morgado Rosa, Prado Velho e Balança.