11/03/2014

Campanha de vacinação contra HPV começou ontem em todo país


 Desde ontem, crianças de 11 a 13 anos de todos país começaram a ser imunizadas contra o papiloma vírus humano (HPV). Conforme dados da 7º Coordenadoria Regional de Saúde, a faixa etária que é público alvo da campanha é de 4647 meninas em toda região, composta por 6 municípios. Em Bagé, são 2943 meninas que receberão a primeira dose, que será oferecida até 10 de abril.
      A vacinação contra o HPV será diferenciada, não será feita em postos de saúde, e sim, nas escolas. A responsável técnica do setor de imunização da 7º Coordenadoria Regional de Saúde, Dra. Cledinara Salazar, destaca que os pais não precisam se dirigir às unidades de saúde, e sim esperar que a escola informe a data agendada para o atendimento. “Todas as escolas estão vinculadas a uma unidade de saúde, que vai estabelecer um cronograma de vacinação”, salienta. Apenas casos esporádicos serão atendidos nos postos.
      Foi feita uma orientação às escolas, para informarem os pais as datas e a importância da campanha. Cada menina que estiver na faixa etária de imunização levará para casa, cedido pela escola, um ofício com orientações sobre a vacina. Os pais que não autorizarem suas filhas a receberem a dose, deverão assinar um termo de recusa, o qual deverá ser solicitado na secretaria da escola. A meta do Ministério da Saúde é de no mínimo 80% do total de meninas.

O HPV
O papiloma vírus humano é uma doença comum entre homens e mulheres, transmitida principalmente através de relações sexuais. Algumas variações desta doença tem alto risco de causar câncer no colo do útero, terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás do câncer de mama e colorretal. A vacinação contra o HPV ajuda a prevenir a doença. Conforme esquema de vacinação adotado pelo Ministério da Saúde, a 2º dose deve ser aplicada 6 meses após a primeira, em uma unidade de saúde.
Fonte: Jornal Folha do Sul Gaúcho