21/03/2014

Caminho da Luz busca Centro de Referência para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades na Consulta Popular

Entidade quer recursos para veículo adaptado, infraestrutura e equpamentos

Na noite, do último dia 19, ocorreu no ginásio Carochão, em Hulha Negra, a audiência pública regional do Ciclo Orçamentário Estadual 2014/2015, conhecido como Consulta Popular. O primeiro passo era aprovar a área temática onde o Caminho da Luz está incluso - que abrange Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres (área 7). A assembleia aprovou a indicação. O Caminho da Luz irá apresentar quatro demandas para 2014. Elas visam à melhoria do transporte acessível, com aquisição de um veículo adaptado para transporte de pessoas com deficiência, aquisição de mobiliário adaptado para utilização dos assistidos, aquisição de equipamentos de informática específicos para pessoas com deficiência e altas habilidades, além de cursos de capacitação voltados ao público-alvo e também aos funcionários da instituição.
        Na edição do ano passado, o Caminho da Luz teve aprovado pela comunidade regional a proposta de incluir a demanda visando à transformação da entidade em um Centro de Referência Regional para Atendimento de Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades. Os projetos técnico e arquitetônico para reforma e adaptação do espaço físico do Caminho da Luz visando melhorar as condições de acessibilidade a todos os alunos atendidos pela instituição, já estão no governo do Estado. Os espaços irão receber rampas de acesso e elevador, bem como os banheiros que serão adaptados os banheiros para pessoas com deficiências.
        Agora, começam as etapas de assembleias municipais - a primeira será em Bagé, dia 16 de abril, às 9h, na Câmara de Vereadores. Também, irão ocorrer encontros em Aceguá, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul. "Precisamos da participação da comunidade regional nas assembleias municipais, onde as prioridades são indicadas pelos próprios moradores. Em 2013, foi muito importante, pois tivemos indicações nos municípios, o que fortaleceu a nossa mobilização de caráter regional", salienta o presidente da entidade, Ruibar Freitas.
        A votação da Consulta Popular, em 2014 será mais cedo, devido ao período eleitoral. A escolha das prioridades pela população será feita nos dias 2, 3 e 4 de junho. Antes, em 17 de maio, ocorre em Aceguá o Fórum Regional de Participação Popular e Cidadã, com a escolha das demandas que irão compor a cédula de votação. "Pedimos o comparecimento dos moradores para que ajudem, mais uma vez, o Caminho da Luz a obter sucesso. Já tivemos uma grande vitória ano passado, mas precisamos ter condições de ampliar nossos serviços e, com isso, proporcionar um melhor atendimento a toda população regional", ressalta Freitas.