11/03/2014

Brigada Militar realiza operação Restabelecimento da Ordem

Com intuito de coibir atos de vandalismo, uso de entorpecentes e embriaguez ao volante, o comando dos 1º e 2º Esquadrões da Brigada Militar idealizaram a operação Restabelecimento da Ordem na noite de domingo.
De acordo com o capitão do Esquadrão da Brigada Militar Augusto Porto, a medida teve por finalidade a prevenção criminal na principal avenida do centro, avenida Sete de Setembro. “O local tem sido tomado por indivíduos suspeitos, com posse de entorpecentes, armas e facas”, garante.
O capitão também destaca que o número de ocorrências que os policiais militares estão realizando se concentram no local. “Muitos furtos, atos de vandalismos, danos, som alto e perturbação da ordem foram os reais motivos para esta operação”, ressalta o comandante.
Segundo Porto, este tipo de ação deve ser continuada "Temos diversas operações e iremos tentar seguir um cronograma para sempre combater os crimes”, conta.
A operação contou com 27 policiais de Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra, Aceguá, Candiota e também o apoio da Polícia Rodoviária Federal para a utilização do etilômetro.
Resultados
Durante todo o período de operação, foram abordados veículos e pessoas.
Foi apreendida uma pessoa com posse de entorpecentes, um homem e um menor de idade.
O homem estava com uma bucha de maconha no bolso e o adolescente tinha em sua posse R$ 313, 00 em notas de 50, 10, 5 e 2 reais. “Observo que por esta condição caracterize-se tráfico de drogas, pelo horário, local e situação. Ambos estavam juntos num evento de Hip Hop com público de possíveis consumidores, entretanto ao apresentá-los na delegacia por tráfico, a Polícia Civil apenas lavrou o fato como posse de entorpecente. Acredito que era uma situação clara do delito de tráfico e também corrupção de menores”, explica o capitão da Brigada Militar.
Uma motocicleta estava com placa adulterada, o que configura crime descrito no artigo  311 do Código Penal,  sendo a mesma apreendida e o condutor apresentado na Delegacia de Polícia.
Foram efetuados  autos de infração de trânsito, visando a paz no trânsito e a prevenção de acidentes.
O capitão Augusto Porto também ressalta que os cidadãos se aproximavam para elogiar o trabalho. “Isso demonstra uma satisfação da comunidade na realização da prevenção aos crimes”, acrescenta.
Balada Segura
A operação Balada Segura, que deveria ter a primeira ação neste final de semana não ocorreu.
De acordo com o capitão Augusto Porto o motivo foi a falta de efetivo. “A balada segura é uma operação ordinária. Ou seja, é uma operação determinada em um rol de ações que a BM deve realizar. Normalmente essas operações são feitas pelas guarnições de serviço sem um aporte especial de efetivo. As vezes essas operações acabam não acontecendo em virtude da demanda. Exemplo: ocorrências em andamento, tipo Maria da Penha, furtos e demais crimes”, finaliza.
Fonte: Jornal Folha do Sul Gaúcho