Como divulgado nas últimas edições do jornal Folha do Sul, o excesso de chuvas dos últimos três meses, que supera a marca dos 500 milímetros, tem prejudicado consideravelmente as condições das estradas rurais do município de Bagé. O Executivo, preocupado com as dificuldades que poderão surgir para o escoamento da safra de grãos de verão, tanto de arroz quanto de soja, motivou a primeira reunião entre a Coordenadoria Regional da Defesa Civil e o prefeito Divaldo Lara. No encontro, foram discutidas as atuais condições das vias do interior que afetaram o transporte escolar da zona rural, como da própria área urbana, onde muitas ruas tiveram seu estado agravado pelas fortes precipitações dos últimos dias. Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Bagé, Lara deverá decretar situação de emergência nos próximos dias e, a partir daí, a Defesa Civil deverá oferecer suporte técnico e auxiliar o município.
A possibilidade de emitir um decreto de emergência já tem sido divulgada pelo secretário de Desenvolvimento Rural de Bagé, Cléber Zuliani Carvalho, que analisa como medida preponderante para a contratação urgente de maquinário que deverá agilizar o cronograma de reparos e manutenção, tanto no interior quanto na área urbana.
O titular da pasta, em reunião na segunda-feira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, enfatizou que tal ação seria uma maneira de impedir que o município venha a sofrer prejuízos como os que foram registrados em abril do ano passado, com graves perdas nas lavouras de soja e arroz.
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br