05/07/2016

Zona Rural sofre com ação de abigeatários

Pecuaristas da Zona Sul têm sofrido prejuízos com a ação de abigeatários. No último mês, pelo menos seis propriedades localizadas no interior da região foram invadidas por criminosos armados que buscam o couro e a carne dos animais, na maioria das vezes para comércio ilegal.

A falta de policiamento é apontada por criadores como a principal causa para a prática criminosa. "É a certeza da impunidade", disse um criador de Pedro Osório que teve sua propriedade invadida duas vezes em menos de um ano.

Na madrugada desta segunda-feira (4), duas propriedades localizadas no 3º distrito, zona rural de Canguçu, foram alvo de abigeatários. Ao total, cinco animais da raça Angus e Hereford foram abatidos a tiros pelos criminosos. Duas vacas, inclusive, estavam prenhas. De acordo com o criador Renato Pureza, o prejuízo é estimado em mais de R$ 5 mil. "As autoridades têm que tomar uma providência. Nos últimos dias, em Canguçu, mais de 50 animais foram abatidos por abigeatários e ninguém faz nada", disse.

Na semana passada, durante ação conjunta entre a Brigada Militar (BM) e a Vigilância Sanitária do município, foram apreendidos 135 quilos de carne sem procedência em estabelecimentos da zona rural e urbana.

Em Pinheiro Machado, a ação dos abigeatários também acende alerta aos criadores. No mês passado, 28 ovelhas prenhas foram abatidas por criminosos em uma propriedade localizada no Curral de Pedras, 1º distrito do município. Prejuízo estimado em mais de R$ 8 mil.

Conforme o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Eduardo Perachi, devido a extensão da zona rural é difícil a realização de patrulhamento. Segundo o oficial, a Patrulha Rural da BM está ativa e qualquer movimentação suspeita deve ser comunicada ao 190. De acordo com Perachi, foi enviado ao legislativo um projeto de Policiamento Comunitário Rural. A proposta é aumentar a segurança dos moradores do interior. Entretanto, devido à crise econômica do Estado, não há previsão para apreciação da pauta.

Está marcada para o dia 11 deste mês uma reunião no Sindicato Rural de Canguçu para tratar da falta de tranquilidade na região em função do crime, cada vez mais comum.

Prisão

Um jovem de 24 anos foi preso em flagrante, na noite do último domingo, por furto e abigeato, em Pedro Osório. Com ele, policiais militares encontraram quatro ovinos. A prisão ocorreu na Estrada do Basílio.

Fonte: http://pinheironline.blogspot.com.br