Nesta sexta-feira (30), a partir das 9h30, será realizada uma audiência no Fórum de Sant'Ana do Livramento, para tratar de uma área ocupada por cerca de 400 famílias Sem Terra, desde o último dia 18 de outubro.
A audiência convocada pela oficial escrevente Rafaella de Menezes Pacheco, da 1ª Vara Civil da Comarca Livramento, contará com a presença de representantes do MST, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS), Roberto Ramos, e o proprietário da fazenda, Aldorindo Pereira Assunção, que também deve participar.
“Essa audiência é a primeira vitória que tivemos desde a ocupação, e agora teremos a oportunidade de buscar justiça em relação as contradições que o fazendeiro diz não existir sobre a área”, explica Vicente Willes, da coordenação estadual do MST.
Os Sem Terra cobram do Incra a vistoria da fazenda, que possui em torno de 500 hectares e é considerada improdutiva. Eles também reivindicam a destinação de novas áreas para o assentamento das cerca de 2 mil famílias acampadas no estado.
No último domingo (25), as famílias acampadas foram informadas por um oficial de justiça sobre a decisão da juíza Carmem Lúcia de reintegração de posse da área. Os Sem Terra teriam 48 horas para deixar o local, contudo, eles conquistaram a suspensão temporária do despejo.
Fonte: http://correspondenteoreporter.blogspot.com.br/