21/10/2015

Ruralistas de toda a região estão dispostos a vir para Livramento

O representante da Comissão fundiária da Farsul, Antenor Teixeira veio de Bagé acompanhar a reunião entre produtores rurais, com advogados e o proprietário da área invadida no interior de Sant´Ana do Livramento por integrantes do MST, o que ocorreu no último domingo (18). O representante da segurança pública do Estado, Coronel Xavier também esteve no encontro representando o governador.

Os ânimos estão acirrados entre os produtores da Fronteira Oeste que querem proteger a área e estão dispostos a vir de todas as cidades vizinhas para fazer vigília no local. Foi preciso conter os ânimos, pedir calma e esperar pela ação da justiça, segundo informa as lideranças dos ruralistas na cidade. “Já existe um pequeno acampamento de produtores que não aceitam esse tipo de atitude lá no local”, diz Teixeira.

Teixeira disse também que o produtor, natural de Santa Maria, vai pedir “imediatamente” a reintegração de posse da área; e a Farsul espera que em 48 horas haja a emissão do documento de desocupação da terra. “Pedimos que a justiça seja ágil nesse processo”, diz Teixeira.

“Já há indícios de que houve abigeato, destruição de cercas e isso em uma área de 210 hectares”, aponta o presidente da Associação Rural de Sant’Ana do Livramento, Luís Cláudio Andrade. Os registros de sumiço desses animais já foram feitos junto à Delegacia de Polícia.

No entendimento da Farsul, o “INCRA convoca pessoas que queiram ser assentados em lotes vazios. Em Livramento tem esses lotes, e não se entende como que o Movimento, em um momento de dificuldade do Estado, tenha esse tipo de atitude (invasões). Nós entendemos o manifesto pela Reforma Agrária, mas não o crime pela Reforma Agrária.”, pontua Teixeira.

Fonte: http://www.aplateia.com.br