23/10/2015

OCUPAÇÃO DE ÁREA PELO MST EM SANTANA DO LIVRAMENTO



O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou no último final de semana (17 e 18/OUT) mais uma JORNADA DE LUTAS, em busca de estimular ações do poder executivo que resultem em melhoria nas condições de vida, produção e habitação, para as famílias de agricultores assentados e acampados.

Na pauta das ações está a busca por agilidade no processo de construção de moradias pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), com protestos junto às agencias da Caixa Econômica Federal (CEF), o que, segundo lideranças do movimento, já resultou em uma sinalização positiva por parte dos órgãos responsáveis.

No interior do município de Santana do Livramento, na localidade da Florentina, foi ocupada uma área que não cumpre com sua função social. 

A propriedade fica situada entre os Assentamentos São João do Ibicuí e Dom Camilo, e sua desapropriação beneficiaria quase que a totalidade das famílias assentadas na região. Com a divisão em lotes e abertura de uma estrada, o caminho para escoamento da produção, principalmente leiteira, e o acesso à Escola Antônio Conselheiro seria reduzido em até 20 Km.

Créditos: Reginaldo Sousa