Desde a intervenção da Prefeitura Municipal na Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, no dia 21 de julho deste ano, um dos temas mais abordados é sobre a necessidade extrema de instituir uma consultoria no hospital. De acordo com Fabrício Peres da Silva, membro da Administração, depois de um estudo de mercado eles elegeram a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec, que tem uma trajetória de consultoria para hospitais, para realizar o serviço. “A Fundatec está prestando serviço para inúmeros hospitais do Rio Grande do Sul e por isso escolhemos essa fundação”, disse.
Ele contou que, como a Fundação tem essa experiência com análises de contas hospitalares, amanhã deverá ser realizada uma reunião em Porto Alegre para acertar os detalhes e fazer a contratualização do serviço. “Na quinta-feira assinaremos um contrato da Santa Casa com a Fundatec para um trabalho de consultoria, onde ela vai disponibilizar profissionais da área da administração hospitalar, entre eles, médicos, enfermeiros e técnicos”, explicou. E complementou. “Tudo para realizar um grande diagnóstico da situação financeira, contábil, além das perspectivas de futuro da Santa Casa”, frisou.
RECURSOS
Fabrício disse também que a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento deve emprestar recursos para o hospital poder cumprir com o contrato. “Por óbvio nós não temos os recursos na Santa Casa para a Fundação, então nós estamos vendo os aspectos legais para a Prefeitura fazer este repasse para a Santa Casa, fazendo assim, com que ela honre com o pagamento deste contrato com a Fundatec”.
EXECUÇÃO
Segundo Fabrício Peres da Silva, a auditoria deve iniciar na próxima semana. “A expectativa é que no início da semana que vem, os profissionais da Fundação já estejam iniciando o processo de auditoria”. Ainda de acordo com Peres, a Fundatec se compromete, em até 60 dias, entregar um diagnóstico do único hospital filantrópico de Livramento. “Esta auditoria define qual é o próximo rumo que este novo conselho gestor fará na Santa Casa”, frisou.
Fonte: http://www.aplateia.com.br