Após uma reunião realizada na noite desta segunda-feira (10), no Rancho da Praça, ficou decidido que o tradicional desfile do dia 20 de setembro não irá acontecer neste ano. Participaram da reunião patrões e representantes das entidades tradicionalistas de Dom Pedrito.
A decisão, que foi por voto (17 contra e 2 a favor da realização do desfile), se deve às medidas de controle e defesa sanitária adotadas no Rio Grande do Sul, com a finalidade de impedir a disseminação do foco do mormo. O foco da doença surgiu na cidade de Rolante, em junho deste ano. A zoonose é causada por uma bactéria que ataca mamíferos, na grande maioria equinos, podendo também contaminar os seres humanos que entrarem em contato com os animais doentes.
Segundo o coordenador de Tradicionalismo, Luiz Carlos Coelho, a semana comemorativa aos gaúchos não será prejudicada, pois a programação será elaborada e contará com a colaboração das entidades (CTGs e PTGs), que deverão oficializar seus eventos até o dia 29 de agosto, desde que estejam quites com a contribuição de 2015.
Conforme o coordenador, para o dia 20, deverá ser realizada uma grande mateada com a contratação de um show de outra cidade e a participação de invernadas de dança e artistas locais, encerrando a semana farroupilha com uma grande confraternização.
O mormo
De acordo com informações prestadas por veterinários da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, não existe vacina para a doença, muito menos a possibilidade de cura.
Os animais infectados deverão ser sacrificados e incinerados, considerando que a disseminação da doença do mormo pode ocorrer através de alimentos contaminados, bebedouros, cochos, embocaduras, fezes e urina dos animais.
Fonte: http://www.qwerty.com.br
Fonte: http://www.qwerty.com.br