16/06/2015

Santana do Livramento - Vereador denuncia descaso com pacientes



O vereador Hélio Bênia - PSB aproveitou o seu espaço livre na tribuna da Câmara, na manhã dessa segunda feira 15/06, para denunciar o descaso da Secretaria de Saúde com a comunidade santanense, especialmente no que se refere à saúde da mulher. Conforme correspondência recebida pelo edil, está havendo descaso na entrega de mamografias aos pacientes. Hélio Bênia solicitou que a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores investigue o que está acontecendo com as mamografias realizadas no município.

Na carta lida na tribuna pelo vereador, a paciente disse sofrer de câncer de mama, e que necessitava realizar um exame. Nas palavras dela: “Fui chamada pela Secretaria de Saúde, após mais 2 meses de espera, para realizar o exame, no dia 04/05. Depois de feito o exame, o laboratório mandou eu pegar no CHS após 10 dias. Fui lá e não me atenderam, porque só atendem para a retirada de mamografia nas segundas-feiras. Nos outros dias sem informação, estão todas sentadinhas ali, tricotando. Fui na segunda, e uma das atendentes do Centro da Mulher, localizado no 2° andar do CHS, me disse que o responsável não deu o laudo de nenhuma mamografia, e que tem pilhas das mesmas lá prontas e não entregues às pessoas. A mesma solicitou que eu fosse depois do dia 15 de junho para ver se ele viu os exames, mas não era de certeza. 

No dia 4 de maio realizei o exame e espero até agora pelo resultado”, desabafou ela. Bênia compareceu ao Centro da Mulher e constatou no local a falta de atendimento. Conforme informação fornecida pela portaria do CHS, o Centro da Mulher funciona de segunda a quinta-feira, das 07h às 13h.

Procurada pela Reportagem do Jornal A Plateia, a secretária de Saúde estava em reunião e falou rapidamente com a equipe. Segundo Natalia Streibrenner, até o momento ela desconhece as denúncias e disse que ia se informar sobre o que estava acontecendo, e pediu “que a Reportagem do jornal entre em contato com ela nesta terça-feira pela manhã, para esclarecer a situação”.

Fonte: http://www.aplateia.com.br