Com diversos pontos de bloqueio e controle localizados nos acessos a Livramento, militares já abordaram mais de 4mil veículos
O Ministério da Defesa divulgou um balanço parcial da Operação Ágata 8, iniciada no último sábado, 10, em toda a extensão da fronteira oeste brasileira. A operação combate crimes transfronteiriços, tais como: narcotráfico, contrabando de armas, munições e veículos, descaminho e crimes ambientais
7º RCMec
O 7º RC Mec está operando Postos de Bloqueio e Controle de Estrada (PBCE) instalados junto ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 158, na Estação Aduaneira (Porto Seco) e na divisa com a República Oriental do Uruguai. Ao completar uma semana, foi divulgado o saldo da Operação Ágata 8, nos postos operados pelo Sétimo de Cavalaria. Foram vistoriados 4.126 veículos leves, 201 motocicletas, 86 caminhões e 29 ônibus e vans.
Em todo o país, participam da Operação cerca de 3.800 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, apoiados por 403 agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil e de diversas agências governamentais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Receita Federal, Defesa Civil-MS, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Grupo Especial de Fronteira – MT (GEFRON), entre outras.
Na área da “Operações Oeste”, que compreende os estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com 2.500 quilômetros de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, até agora, foram revistados 9.208 veículos, 5431 pedestres, inspecionadas 471 embarcações, com 19 patrulhas terrestres e 37 patrulhas fluviais. Como resultado parcial, foram apreendidos cerca de 416 Kg de maconha, 3 m³ de madeira ilegal, 2.300 litros de combustível e foram efetuadas 3 prisões em flagrante delito.
Além do combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, a Operação Ágata 8 também realiza ações cívico-sociais (ACISO), levando atendimento médico, odontológico e hospitalar a populações de localidades isoladas e menos assistidas. Até o presente momento, em todo o país, foram realizados 243 atendimentos médicos, 137 atendimentos odontológicos, 323 atividades de prevenção de saúde e distribuídos 299 medicamentos.
A 2ª Bia AAA não divulgou os resultados de seus trabalhos.
Fonte: Jornal A Plateia